SOBRE O PROJETO

Nosso objetivo enquanto projeto é mapear artesãos a partir da Ilha da Pintada, ampliando para todo Estado do Rio Grande do Sul, para realizarmos inventário dos artesãos ribeirinhos e dos produtos provenientes das águas. A partir do mapeamento, selecionaremos artesãos que tenham conhecimento da técnica, para dar oficinas de artesanato identitário e musealizável, com o intuito de qualificá-los através da cocriação de novas peças.
Mas afinal, qual é nosso objetivo? Nosso objetivo final é articular os artesãos, produtos e instituições culturais de memória (museus, pontos de memória, iniciativas de memória comunitária) nas sete regiões museológicas com base no registro do saber-fazer.
Assim como proposição do projeto, realizaremos formações dos artesãos e artesãs por meio de oficinas de formação, qualificação e artesanato aos participantes.
Como proposta ainda aplicaremos lives e workshops com a intenção de aprimorar as habilidades dos artesãos e articular uma consultoria para fomentar os usos da fotografia e das redes sociais, através de um catálogo e uma vitrine virtual, capaz de articular a geração de renda desses agentes sociais.
Acompanhem a trajetória do Memórias dos Fazeres e Saberes - Entrelances e nos sigam nas redes! Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.

#Entrelaces #ArtesanatoRibeirinho #InstituiçãoDeMemória #MusealizaçãoAtesanatoRibeirinho #PatrimonializaçãoArtesanato #fundacaomarcopolo #editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs

Baixe aqui o "PDF" do Folheto do Projeto